☆☆☆☆

Este é daqueles Top of Mind. Um daqueles restaurantes que está sempre na ponta da minha língua quando tenho que recomendar um sítio para um almoço ou jantar descontraído fora do centro de Lisboa. Perguntam-me muitas vezes se este é o meu restaurante preferido… não, não é isso. Mas é um restaurante de que gosto muito, de facto.

Até aos 26 anos vivi na Ajuda, uma freguesia contígua à freguesia de Santa Maria de Belém. Vi nascer o Este Oeste num espaço que conhecia por Quadrantes — uma cafetaria que servia almoços. Estudei e almocei muitas vezes na Quadrantes, sempre adorei este espaço. De facto, já estava na hora de haver uma mudança (a Quadrantes deixou de se enquadrar no mercado da restauração Lisboeta, não se actualizou e perdeu a graça) e esta mudança foi muito feliz.

 

 

Este Oeste localiza-se portanto em Belém, mais precisamente no Centro Cultural de Belém (CCB). O grupo Sushi Café não podia ter encontrado melhor localização para abrir um restaurante que funde dois tipos de gastronomia tão distintos: japonesa e italiana.  No geral, não gosto destas fusões… é raro correrem bem. O Este Oeste é quase uma excepção à regra.

A primeira vez que o visitei, o espaço era um “bebé” que tinha ainda menos de um mês. A primeira coisa que me deixou apaixonada foi a imponente (e diferente) decoração. Na primeira sala encontramos o bar e sofás, cadeirões, livros, revistas… tudo conjugado num ambiente a média luz; no fundo, tudo o que precisamos para ficar com vontade de sentar e relaxar um pouco a qualquer hora do dia. Passando à segunda sala, respirei fundo pois parecia estar a entrar numa sala composta por paredes e sem teto. A mesa comum central com pássaros de origami, os verdes em algumas paredes, as madeiras em alguns materiais, os cozinheiros que preparavam as pizzas mesmo ali ao meu lado: senti que não estava num espaço fechado, não sabia bem se aquele era o restaurante que procurava, estava tão acima das expectativas que fiquei confusa por alguns segundos. Ainda por cima, por ter aberto há pouco tempo, a sala ainda estava meio vazia o que tornava o espaço  meio misterioso. Caí em mim e, de facto, era aquele restaurante que procurava e continuo ainda hoje a procurar. E a esplanada?! Para mim é uma das esplanadas mais privilegiadas em Belém. Hoje faz-se acompanhar de um bar muito giro. Para almoçar é o que recomendo sempre!

 

 

O atendimento é desde sempre simpático. Por vezes, é um pouco demorado. Também já apanhei pessoas sem experiência e que estragam um pouco a minha experiência mas nada que alguma vez me tenha feito não voltar.

Da comida, há muito para falar! Comecemos por entradas: de Itália trazem até ao prato a focaccia que adoro, e o facto de poder pedir individual ou de grupo agrada-me; o crostini de salmão é maravilhoso, com diversas texturas e sabores que combinam na perfeição. Às vezes apetece-me fazer de uma salada um prato, outras vezes serve de entrada. A salada caprese é bastante fresca e agradável para ambas as situações. Do Japão podemos optar por uma miso, gyosas simpáticas ou uma coisa que é de ir aos céus… barriga de salmão! E puder começar uma refeição italiana com um bom combinado de sashimi?! Pode parecer estranho mas, se são fãs de sashimi como eu, aconselho-vos a pedir para entrada o combinado Kisetsu Sashimi. É ótimo e torna a experiência italiana diferente! (se forem 3 ou 4 pessoas não sai caríssimo!). E do mix Japão & Itália sou mega fã dos rolinhos ebi e tori!

Chega de opções de entradas?! Já têm uma boa lista para se entreterem! Seguimos para os pratos principais: de Itália chegam-nos os melhores pratos do restaurante na minha opinião. Confesso que olho para o Este Oeste como um italiano e apresento-o sempre como tal. A carta apresenta-nos as coisas típicas, como não poderia deixar de ser, pastas e pizzas. As pizzas são de massa fina, feitas em forno de lenha, com ingredientes super frescos: sou fã das pizzas. A minha favorita é a Primavera, principalmente no verão por ser super fresca. Em segundo na minha lista surgem a Prosciuuto e Funghi, San Daniele e Trufa com Mozzarella. Não vos posso recomendar uma pizza porque são todas boas e a escolha de uma pizza é algo muito pessoal. Posso só dizer-vos que as pizzas são deliciosas! Das pastas posso apenas falar do Linguini de Gambas e da Penne All’Arrabiata, ambas bastante boas. Para terminar em grande, os hambúrgueres são as minhas opções favoritas ao almoço: hambúrguer na pizza (um género de calzone com hambúrguer no interior) e hambúrguer teriaki (com molho teriaki, cogumelos e um pão diferente; peço sempre só com salada e é o que vos recomendo). Do que vem de terras japonesas façamos a distinção entre sushi e teppan. Do sushi confesso que não sou a maior fã; tirando o combinado, de que já vos falei, provei o Sushi Moriawase e não me atrai por aí além. Fica, aquém das expectativas na minha opinião. Não são maus pratos mas a verdade é que não penso no Este Oeste quando penso em sushi. Penso no Sushi Café Avenida, por exemplo. Os teppan sim, fazem-me sorrir… gosto especialmente do tori, do ebi e do kushiyaki

 

 

Acaba por ser bom haver esta variedade de comida pois permite juntar na mesma mesa pessoas com vontades muito distintas e nenhuma vai sair infeliz. Para terminar só recomendo duas coisas: uma mousse Este Oeste e um café. Descubram vocês o que é a sobremesa Este Oeste. 😉 A carta foi actualizada recentemente e estou muito curiosa por ir ver as novidades!! Já foram?! Mais coisas que me recomendem?

 

— — — — — — — — — — — — — — — — — —

 

ESPAÇO, ATENDIMENTO & PREÇO:

 

NÃO PODES PERDER:
Pizzas; Combinado Kisetsu Sashimi; Mousse Este Oeste

INFORMAÇÕES GERAIS:
Local: Praça do Império, 1449-003 Lisboa
Horário: Ter. a Qui. 10h-23h; Sex. a Sáb. 10h-24h; Dom. 10h-23h
Tipo cozinha: italiana, japonesa, fusão
Pormenores: ótima esplanada; bom para jantares de grupo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s