Foodie meetups são encontros de foodies.

Para quem não está familiarizado com o conceito, e de uma forma muito simplificada, podemos dizer que Foodie é uma palavra usada para classificar alguém que tem especial interesse por comida, bebida e tudo o que a estas esteja associado. Foi introduzido em 1984 por Paul Levy e Ann Barr no livro The Official Foodie Handbook. Gosto da definição do Rodrigo Menezes, Um foodie é um apaixonado nato por tudo o que sejam iguarias… ingredientes… formas de cozinhar e de aprender sobre cozinha.

Foodie é uma palavra muito usada atualmente e há até quem critique a generalização do termo. Acho que em Portugal, a Zomato contribuiu bastante para essa generalização ao começar a criar os rankings de foodies e convidar os utilizadores da aplicação para foodie meetups — aqueles que apenas partilhavam opiniões dos restaurantes que visitavam, passaram a ser conotados como foodies. Um foodie é mais do que isso, bem sei… Mas se querem saber não vejo problema nenhum em que as pessoas se intitulem de foodies. Não me causa bichos carpinteiros. Olho para essa generalização, como a generalização de tantas outras coisas… no tempo dos meus avós as pessoas estudavam até à quarta classe, hoje há mais de 30% de licenciados em Portugal. Antigamente, eram todos cozinheiros, hoje há os Chefs. Antigamente, ninguém tinha Instagram e agora mais de 50% dos utilizadores que usam redes sociais têm Instagram . E isso é mau? É o que é… É fruto da evolução. Um dia deixaremos de ser todos foodies e ficarão só os apaixonados por comida para contar a história.

Sobre Meetups: outro conceito na berra. Há meetups de tudo e para tudo… Conhecem a aplicação Meetup, por exemplo? Uma aplicação através da qual podem participar em meetups ou criar meetups. No fundo um meetup é um encontro de pessoas e existem dezenas de tipos de meetups: Lisbon Meetups, London Meetups, English Meetups, Photography Meetup,s Music Meetups, Parents Meetups… e Foodie Meetups.

Os primeiros foodie meetups — que não são mais do que encontros/reuniões entre foodies — a que fui, foram organizados pela Zomato. Adoro ir a meetups. Conheço sempre pessoas novas e são (quase) sempre pessoas que têm pelo um menos um ponto em comum comigo: gostam de comida. Falamos de comida, de restaurantes, de cozinha… mas não só. Falamos de muitas outras temáticas que nos interessam, falamos das nossas profissões e hobbies: é muito giro e é uma forma de conhecer pessoas diferentes das que estão nos nossos circuitos diários. Hoje em dia há até blogs e projetos em que o conceito base é exatamente o de criar foodie meetups, por exemplo o Foodie Meetup Blog

Procurem meetups, vão a meetups, criem meetups…experimentem! É uma experiência diferente. Já foram a algum meetup?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s