Foodie meetups são encontros de foodies.

Para quem não está familiarizado com o conceito e de uma forma muito simplificada, podemos dizer que Foodie é uma palavra usada para classificar alguém que tem especial interesse por comida, bebida e tudo o que a estas esteja associado. Foi introduzido em 1984 por Paul Levy e Ann Barr no livro The official Foodie Handbook. Gosto da definição do Rodrigo Menezes, “Um foodie é um apaixonado nato por tudo o que sejam iguarias… ingredientes… formas de cozinhar e de aprender sobre cozinha.”.

Foodie é uma palavra muito usada atualmente e há até que critique a generalização do termo. Acho que em Portugal, a Zomato contribuiu significativamente para essa generalização, ao começar a criar os rankings de foodies e convidar os utilizadores da aplicação para foodie meetups — aqueles que apenas partilhavam opiniões dos restaurantes que visitavam, começaram a ser “conotados” de foodies. Um foodie é mais do que isso, bem sei… Mas se querem saber não vejo problema nenhum em que as pessoas se intitulem de foodies. Não me causa bichos carpinteiros: será porque não sou foodie de sangue azul? Olho para essa generalização, como a generalização de tantas outras coisas… no tempo dos meus avós as pessoas estudavam até à quarta classe, hoje somos quase todos mestres. Antigamente, eram todos cozinheiros, hoje há os Chefs. Antigamente, ninguém tinha Instagram e agora o Instagram virou moda. E isso é mau? É o que é… É fruto da evolução. Um dia deixaremos de ser todos foodies e ficarão os foodies para contar a história.

Sobre meetups: outro conceito na berra. Há meetups de tudo e para tudo… Conhecem a aplicação Meetup por exemplo? Uma aplicação através da qual podem participar em meetups ou criar meetups. No fundo um meetup é um encontro de pessoas e existem dezenas de tipos de meetups: Lisbon Meetups, London Meetups, English Meetups, Photography Meetup,s Music Meetups, Parents Meetups… e Foodie Meetups.

Os primeiros foodie meetups — que não são mais do que encontros/reuniões entre foodies — a que fui, foram (lá está) organizados pela Zomato. Eu adoro de ir aos meetups! Conheço sempre pessoas novas e são sempre pessoas que têm pelo um menos um ponto em comum comigo: gostam de comida. Falamos de comida, de restaurantes, de cozinha… mas não só. Falamos de muitas outras temáticas que nos interessam, falamos das nossas profissões e hobbies: é muito giro e é uma forma de conhecer pessoas diferentes das que estão nos nossos circuitos diários. Hoje em dia há até blogs e projetos em que o conceito base é exatamente o de criar foodie meetups, por exemplo o Foodie Meetup Blog

Por tudo isto, o meu conselho é: devem procurar meetups, vão a meetups, experimentem! É uma experiência diferente e é muito enriquecedor!!! Concordam? Já foram a algum meetup?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s